Tudo sobre Azul Russo


Considerado o mais aristocrático dos gatos, possui olhos verdes muito brilhantes, pelo azul-prateado e andar elegante, que são, sem dúvida, seus melhores atributos físicos. Além disso, se também considerarmos o seu tom de voz calmo e suave, fica evidente a certeza para o tão bem merecido título.

São relativamente inteligentes e brincalhões, mas tendem a ser tímidos com estranhos. Eles desenvolvem laços estreitos com seus companheiros humanos e são procurados como animais de estimação devido a suas personalidades, a bela cor de sua pelagem e ainda devido ao fato de serem um dos gatos menos destruidores em casa.

O Russo Azul é um bom gato para pessoas que nunca tiveram um, pessoas que trabalham e famílias com crianças mais velhas, que são capazes de tratá-lo com maior cuidado do que uma criança pequena. Apesar da sua aparência acredita-se que essa raça não tem relação com outros gatos de pelo curto e azul, como o Britânico de Pelo Curto.


Origem

O Azul Russo é uma raça natural que pode ter se originado no porto de Arkhangelsk, na Rússia. Acredita-se que os marinheiros levaram os Azuis Russos das Ilhas Arcanjo para a Inglaterra e Norte da Europa na década de 1860. A primeira aparição registrada fora da Rússia foi em 1875 no Palácio de Cristal, na Inglaterra. O Azul Russo competia em uma classe que inclui todos os outros gatos azuis até 1912, quando foi dada a sua própria classe. Nessa altura o Azul Russo apresentava olhos em tons de laranja ao contrário do tipo moderno.

Conforme avançava a revolução comunista na Rússia no ano de 1917, o gato da raça Azul Russo passou a ser conhecido como Foreign Blue, ou seja, Azul Estrangeiro. Esta designação existiu até meados do século XX. A esta altura o Azul Russo se encontrava perto da extinção, e por este motivo foi iniciado um programa de revitalização da raça colocado em prática na Inglaterra se utilizando de gatos siameses.

Esta raça então foi recuperada, apesar disto o programa fez com que alguns gatos da espécie de Azuis Russos nascessem com um padrão Siamês. Atualmente qualquer característica do Siamês encontrada neste felino é inaceitável.

Algumas décadas depois vários exemplares foram importados da Escandinávia, e muitos dos criadores Russos começaram a migrar para os Estados Unidos. A raça então começou a se tornar muito popular, tanto como gato de estimação como de exposição.

Apesar dos Azuis Russos estarem nos Estados Unidos antes da guerra, foi apenas no período pós-guerra que os criadores criaram o moderno Azul Russo que é visto nos EUA hoje. Isso foi feito através da combinação das linhagens de ambos os Azuis Escandinavos e Russos Ingleses. Hoje em dia, os siameses não são mais necessários para originar a raça. Infelizmente para os criadores de pêlo curto cor cinza ou azul, gatos dessa cor são mais frequentes em raças mistas.

No final dos anos 1970 os russos brancos e russos cores pretas foram aceitos por criadores de gatos na Austrália como gatos russos em classificações diferentes. Apesar disto na América do Norte o Cat Association Fanciers não aceita a variação do Azul Russo desta forma.

Outra teoria sobre suas origens, conta que o Russo Azul, também amplamente conhecido como Russian Blue, seria descendente dos gatos que pertenciam à família do Czar. Também se conta que essa raça era a favorita da Rainha Vitória. Alguns outros nomes comuns, mas menos conhecidos para a raça são: Archangel Cat, Archangel Azul, Espanhol Azul, Azul de Malta ou ainda Russo de Pelo Curto. É bastante popular no Japão e nos Estados Unidos.


Padrão da Raça

O Azul Russo tem brilhantes olhos verdes, quase sempre de tom escuro e vívido. Qualquer mancha branca nos olhos ou na pele, ou amarela na fase adulta, são consideradas falhas em gatos de apresentação. A cor é cinza-azulada.

A pelagem é conhecida como uma “pele dupla”, com o subpêlo sendo suave, macio e iguais em comprimento para os pêlos exteriores, que são o mesmo azul com pontas prata. A cauda tem listras quase imperceptíveis.

Somente Azuis Russos e o francês Chartreux tem este tipo de pelagem, que é descrita como grossa e macia ao toque. As pontas de prata dão ao pêlo uma aparência brilhante.

Azuis Russos não devem ser confundidos com Azuis Britânicos (que não é uma raça distinta, mas sim gato de pêlo curto inglês com uma pelagem azul, a raça pelo curto inglês em si vem de uma ampla variedade de cores e padrões.)

Estes gatos têm uma expectativa de vida de cerca de 10 a 15 anos, e tem poucos problemas de saúde, já que tendem a ter pouco ou nenhum problema genético e não são propensos à doenças. Eles são gatos de tamanho moderado, com um peso médio de 3,5 a 7 kg quando adulto.

São esguios, de pernas finas e movimentos elegantes. Seu corpo é magro e de ossos finos, no entanto apresenta uma musculatura firme que lhe dá a aparência elegante. Uma característica curiosa e marcante do gato Russo Azul é seu sorriso enigmático. A cabeça é em formato de cunha, curta e com crânio plano, nariz estreito. A cauda é longa, reta, com a base larga que vai se afinando até a ponta.

Os olhos são verdes, comumente de um tom chamado esmeralda, amendoados e bem separados, nos filhotes o tom varia de amarelo para verde. As orelhas são grandes, de pontas levemente arredondadas, projetadas para frente e inseridas bem afastadas. O macho é tipicamente maior que a fêmea. Seu período de gestação é de aproximadamente 65 dias.


Temperamento

Muito apreciado como gato doméstico, principalmente por seu temperamento amigável e notável companheirismo, o gato Azul Russo é afetuoso com seu dono e com a família. É, sem dúvida, um gato brincalhão, excelente companheiro para pessoas idosas, porém desconfiado e reservado em relação as pessoas estranhas à rotina familiar.

É descrito por muitos proprietários como um gato capaz de entreter-se na ausência de companhia, e é possível encontrá-lo brincando por horas seguidas com seus próprios brinquedos.

Apesar de ser ativo, brincalhão e apresentar um bom instinto de caçador, considera-se que este é um gato capaz de adaptar-se com facilidade em ambientes menores, como em apartamento. Gatos dessa raça adoram fazer exercício e procuram entretenimento de todas as formas, correndo, saltando ou escalando móveis, árvores e muros. Considera-se ainda, que esses gatos são muito inteligentes e mostram-se capazes de aprender com seus donos, demonstrando obediência.

É considerado um gato inteligente, capaz de aprender e criar laços afetivos com seus donos. Ativo e curioso, o gato Azul Russo é brincalhão, de maneira geral gosta de brinquedos, mas é um gato reservado com pessoas estranhas à família. Costuma se dar bem com outros gatos e também com outros animais de porte pequeno, como cães e furões.


São tranquilos e raramente miam, apesar de serem capazes de responder quando o dono conversa com ele. Eles precisam de um lugar calmo, silencioso e sem agitações. Normalmente são reservados com estranhos, normalmente se escondendo na presença deles, a menos que sejam criados em uma família ativa, onde a movimentação de pessoas seja rotina. Não se assuste se esse gato descobrir como abrir o lugar que você guarda coisas que ele gosta, ele vai te observar o máximo possível até descobrir como fazer isso por conta própria.

Por causa de sua natureza tranquila é um gato que não gosta de mudanças no seu ambiente e em sua rotina, além disso, é facilmente treinável. Sua caixinha de areia deve ser sempre bem limpa, pois o gato Russian Blue se recusa a usar uma caixinha suja para fazer suas necessidades.

Com seu intelecto bem desenvolvido dificilmente você vai encontrar um Russian Blue em situação de apuros, pois ele tem tendência a analisar a situação antes de entrar nela. Esse gato é uma companhia adorável, mas ele vai avaliar se você é digno da companhia dele, se ele concluir que sim, você merece a atenção dele, se prepare para um felino carinhoso, amoroso e que espera que você dê a ele a mesma atenção que ele te dá.

Com o seu lado independente, o gato da raça Russian Blue é um companheiro perfeito para as famílias modernas que passam horas fora de casa, ele não se importa de passar bastante tempo sozinho tendo a si mesmo companhia e quando o dono chega em casa esse felino se satisfaz com um pouco de carinho ou alguma brincadeira que ele goste. Aliás, a inteligência do Russo Azul é tão aguçada que é muito provável que ele te “ensine” a jogar brinquedos para ele mesmo ir buscar e te devolver.


Curiosidade

As evidências sugerem que o Azul Russo pode ser melhor tolerado por portadores de alergias leves a moderadas. Há especulações de que o Azul Russo produz menos glicoproteína Fel d 1, uma fonte de alergia de gato. A grossa pelagem também pode prender os alérgenos mais perto da pele do gato, o que teoricamente pode proporcionar um relacionamento menos problemático com pessoas alérgicas.


Alimentação

A quantidade e o tipo de ração oferecidos ao seu gato é um fator de extrema importância para a sua qualidade de vida, por isso a quantidade e o tipo de ração devem ser indicados por um veterinário. A água pode ser disponibilizada a vontade, por isso é indicado que o seu bebedouro esteja sempre bem abastecido com água fresca e limpa.


Higiene

Sua pelagem é fina, curta e felpuda. Por este motivo é recomendado que seja feita uma escovação regular, e é necessário que se levante o pelo ao escovar para que ele não fique liso. Os banhos devem ser dados sempre que necessário.


Cuidados específicos

O Russo Azultem pelagem curta e dispensa cuidados meticulosos, bastando escovar ocasionalmente para evitar o acúmulo de pelos mortos. Recomenda-se também a limpeza periódica das orelhas com um produto específico.

Saúde

O gato Russo Azul tem uma expectativa de vida entre 10 e 15 anos, sem propensão a qualquer problema de saúde genético em particular, e ainda tendem a ser bastante resistentes. Raríssimos casos contam com doenças de origem genética ou mesmo problemas de saúde crônicos. Possui uma alta expectativa de vida por isso é recomendado principalmente para pessoas que moram sozinhas.

Até agora, não foram atribuídas doenças comuns ao gato Russo Azul, a seleção natural fez com que ele se tornasse uma das raças mais saudáveis.


Habilidades

Os felinos da raça Azul Russo são excelentes caçadores de pequenos animais, e certamente você irá se deparar com ele caçando pequenos insetos, seu brilho nos olhos indicam o que está à procura, e principalmente o foco de onde a sua visão está para que planeje um ataque. Muitas vezes tem a habilidade de ser imperceptível, e realizar um ataque em seus donos, porém tudo não passa de uma grande brincadeira.

Adoram correr, pular, sabem receber ordens e obedecer muito bem, possuem grandes habilidades para assimilar informações e não cometem muitas vezes o mesmo erro, como por exemplo, fazer suas necessidades onde não deveria.

Não gostam de ser guiados ou mesmo conduzidos por coleiras, por isso deverão ser sempre soltos para serem mais felizes. Se você quiser este é um gato exemplar para treinos e exposições de atividades diversas, que certamente com carinho e paciência ele irá aprender muitas coisas divertidas e fazer todos em sua volta ficaram maravilhados com suas capacidades.

15 visualizações

1/3

2019 @ Todos os direitos reservados à integrando.se. Proibida a reprodução sem autorização.

Agroverde Sr Com Rações e Prod Vet Ltda. CNPJ: 71.834.089/0001-30 I.E: 653.033.549.117

Av Antonio Dias Bastos nº476 Centro - São Roque/SP Cep: 18130-350

Telefone: 0800 015 1304