Tudo sobre Poodle

Um grande entusiasta da raça humana, o poodle é um ótimo parceiro de aventuras. Sua personalidade brincalhona faz dele a alegria da casa! Como adora agradar seu tutor, é uma ótima raça para adestramento. Muito inteligente e ativo, o poodle consegue dominar vários truques, e é muito bom em esportes para cães. E o melhor da raça é que ela vem em diferentes tamanhos para você escolher:

O poodle toy é a menor. Ideal para quem vive em apartamento ou gosta de viajar, ele é o típico cão que “cabe na bolsa”.

O poodle mini é o mais versátil. Ele se adapta bem a apartamentos e a famílias com crianças grandes e pequenas. Pode ser tímido com estranhos, mas adora as pessoas com quem convive.

O poodle standard, ou poodle gigante, precisa de mais espaço, por causa de seu porte. Ele é ideal para quem vive em casa com um grande quintal. Costuma ser um grande atleta e é bastante extrovertido.


Origem: França

Peso: 2-3 kg (toy), 4-7 kg (miniatura) e 27-32 kg (standard ou gigante)

Altura: até 25 cm (toy), 25-38 cm (miniatura) e mais de 38 cm (standard ou gigante)

Expectativa de vida: 10-18 anos


História

Embora haja vários registros da existência do poodle, como artefatos e esculturas romanas e gregas em sua homenagem, sua origem ainda é bastante controversa.

Uma das hipóteses indica que a raça tenha surgido na Alemanha a partir do cruzamento entre vários tipos de cães d’água portugueses, russos, espanhóis, alemães, húngaros e franceses. Outra declara que há entre seus antepassados a raça barbet francesa. E há ainda mais uma possibilidade: a desses cães serem descendentes de cães pastores da Ásia e terem sido trazidos à Alemanha pelas tribos ostrogodas e góticas alemãs.

E não para por aí! Outra possível teoria é a de que o poodle tem antepassados das estepes asiáticas que, juntamente com os cães mouros do século VIII, apareceram em Portugal após a conquista dos berberes do norte da África.

Acredita-se que as versões menores da raça, como o poodle toy e o poodle miniatura, foram criadas em 1400 para impressionar a burguesia parisiense. As variações miniatura e standard foram utilizadas na cultura francesa para caçar patos e trufas, uma iguaria muito usada na culinária francesa. Enquanto isso, o poodle toy era mantido como animal de estimação, principalmente de comerciantes e da nobreza. Foram os ciganos que começaram a treinar o poodle com o intuito de torná-los cães de circo. E, muitas vezes, eles realizavam truques impressionantes.

O primeiro poodle foi registrado em 1874 e 1888, pelo Kennel Club of England e pelo American Kennel Club, respectivamente.


Características

Cores da raça

O pelo do poodle tem uma cor uniforme e sólida. A gama de cores pode variar do preto ao branco, passando pelo creme, marrom, cinza, azul e vermelho. Nos poodles com variação de pelo mais escura, é possível ver tons variados da mesma cor, mais escuros na orelha e no focinho.

Também é comum, nos poodles de tom mais acinzentado, haver mistura de cores. Como a raça é muito usada em competições, costuma dar-se preferência para a pelagem de cores claras, sem variação de tom.


Temperamento do poodle

O poodle costuma ser inteligente e leal, mas também pode ser malandro. Eles são muito brincalhões e adoram agradar seus tutores, o que facilita seu adestramento. Se bem exercitados e treinados, podem ser animais de estimação bastante calmos e cooperativos. Muito protetores de suas casas e famílias, o poodle pode ser um ótimo cão de guarda e pode até atacar alguém que se aproximar da casa.

Justamente por ser uma raça inteligente, pode ser difícil lidar com o poodle se ele aprender maus hábitos (e essa é uma raça que os aprende fácil!). Para isso, pode ser necessária a ajuda de um adestrador para reverter comportamentos indesejados. Algumas das atividades que poodles adoram são rastreamento (procurar objetos), caça, treino de agilidade e obediência.


A raça com crianças, estranhos e outros animais

A raça poodle, em geral, se dá bem com crianças, mas é bom tomar cuidado com a variação poodle toyperto das menores: ele pode se machucar se elas não souberem como tratá-lo.

Esses cachorros se dão bem com outros animais de estimação, especialmente se crescerem juntos. No entanto, se seu poodle for o único animal de estimação da casa, ele pode precisar de um tempo para se ajustar a algum novo integrante da família ou a algum estranho no ninho.


O poodle late muito?

Depende. Como é uma raça protetora, o poodle vai latir ou rosnar para carteiros ou outros cachorros. Mas, se estiver na tranquilidade do lar, ele provavelmente será calmo e tranquilo. No entanto, há diferenças entre as variações: o mini poodle tende a ser um pouco mais vocal do que o poodle toy e o poodle standard, principalmente se ficar animado com uma brincadeira ou com a chegada do tutor em casa.


A raça é destruidora?

Pode ser. Dotado de grande inteligência, o poodle pode tanto aprender bons hábitos como também atitudes ruins. Quando bem treinados, costumam ser mais tranquilos, mas deixá-los por muito tempo sozinhos ou sem muita atenção faz com que se tornem verdadeiros destruidores. Eles gostam e precisam de companhia. Além disso, esses cachorros podem sofrer de ansiedade de separação, uma síndrome emocional e comportamental causada por ficarem muito sozinhos.


O poodle é agitado?

Não. Embora seja animado e enérgico, o poodle costuma ser tranquilo. Seu nível de energia é bem mais baixo do que de outros cães, como o labrador (que precisa de bastante espaço para correr e brincar), e são ótimos para viver em apartamento. Mas é importante dar atenção à necessidade de treinamento de disciplina e socialização para que eles não sejam agitados ou bagunceiros.


Cuidados

Para ter um poodle saudável, seja qual for a variação, basta manter um nível satisfatório de atividades diárias e ser companheiro dele nas brincadeiras. A manutenção do pelo requer alguma atenção, mas não é uma tarefa muito complexa. Confira os destaques da manutenção de um poodle:

– Pelo: como o pelo do poodle é denso e encaracolado, muitos tutores optam por apará-los periodicamente – se não tiver experiência, deixe a tarefa para um especialista. Se quiser ter um poodle com pelo comprido e bonito, lembre-se de escová-lo pelo menos a cada dois dias.

Banho: idealmente, seu poodle deve tomar dois banhos por mês. Dê atenção especial à área dos olhos, onde eles podem ter manchas causadas por lacrimejarem bastante.

– Dentes: problema comum entre os cães, o tártaro pode prejudicar a saúde bucal e estética do cachorro. Para prevenir o aparecimento desse problema, é bom escovar os dentes do poodle pelo menos uma vez por mês.

Unhas: devem ser cortadas regularmente, de preferência a cada quinze dias, para evitar que se quebrem na raiz e machuquem o cachorro.


Saúde

Por ser uma raça geneticamente modificada ao longo dos anos, todas as três variedades têm predisposição a desenvolver uma série de doenças congênitas. As mais comuns entre elas são:

– Quadril: a displasia de quadril é uma má formação do quadril. Fique ligado e leve seu cão ao veterinário se ele começar a mancar.

– Olhos: atrofia progressiva da retina (APR) é um termo geral usado para designar uma série de condições que causam problemas nos olhos e podem levar à cegueira. Nos poodles, os tipos mais comuns são a catarata e o entrópio (quando pálpebra fica invertida, voltando-se para dentro do globo ocular). importante fazer exames oftalmológicos regulares na raça.

– Pele: o poodle pode desenvolver dermatites e sofrer com descamação da pele. É importante ficar atento.

– Glândulas: a doença de Addison (hipoadrenocorticismo primário) pode causar a atrofia de glândulas dos rins. Acredita-se que há um forte componente genético em várias raças, mas costuma ter mais frequência em poodles. Os sinais incluem depressão, falta de apetite, vômitos, diarreia, perda de peso, fraqueza, tremores e/ou desmaios.

– Coração: o poodle pode apresentar algumas condições genéticas no coração. Os sintomas podem incluir cansaço, tosse e dificuldade respiratória. Fique atento!


Nível de exercícios do cachorro

O poodle tem energia para dar e vender! E se não usá-la, ele pode ficar ansioso e estressado. Por isso eles precisam de muitos exercícios, inclusive o poodle toy. Embora cada variação possa apresentar um ritmo diferente, a recomendação de exercícios média para a raça é de 45 minutos diários, com caminhadas curtas, de cerca de 1,5 km de extensão. Mas não precisa parar por aí: a maioria dos poodles, depois de uma boa caminhada, ainda vai ter energia para brincar ou fazer alguma outra atividade. Então prepare o seu espírito – e que comecem os jogos!


Curiosidades

– Tamanho: a denominação como miniatura e toy é usada somente para descrever o tamanho do cachorro, mas, apesar da variação, são todos de uma única raça, com o mesmo padrão.

– Nadadores: o poodle toy tem uma incrível capacidade de nadar, além de contar com uma pelagem adaptável a água. A palavra poodle vem do alemão pudel ou pudelim, que significa espirrar na água.

– Famosos: o poodle já foi e ainda é o cachorrinho de estimação de uma longa lista de artistas e celebridades, como Beethoven, Marilyn Monroe, Rihana, Ana Maria Braga, Elvis Presley, entre outros.


CENSO CANINO

Ranking de popularidade: o poodle é a 4ª raça mais popular no Brasil

Nomes mais comuns: Mel e Tobby

Média de idade: a maioria dos poodles do Brasil tem entre 2 e 4 anos

1 visualização
Antipulgas e Carrapatos Merial NexGa

Antipulgas e Carrapatos Merial NexGard para Cães de 2 a 4kg

Antipulgas e Carrapatos Merial Front

Antipulgas e Carrapatos Merial Frontline Plus Leve 3 Pague 2 para Cães

Antipulgas e Carrapatos Ceva Fiprole

Antipulgas e Carrapatos Ceva Fiprolex Drop Spot para Cães de 11 a 20kg - 1 Pipeta

Antipulgas e Carrapatos Bravecto Tra

Antipulgas e Carrapatos Bravecto Transdermal para Gatos de 6,25 a 12,5kg - 1 Pipeta

Antipulgas e Carrapatos Bravecto Tra

Antipulgas e Carrapatos Bravecto Transdermal para Gatos de 2,8 a 6,25kg - 1 Pipeta

Antipulgas e Carrapatos Bravecto Tra

Antipulgas e Carrapatos Bravecto Transdermal para Cães de 10 a 20kg - 1 Pipeta

Antipulgas e Carrapatos Bravecto Tra

Antipulgas e Carrapatos Bravecto Transdermal para Cães de 2 a 4,5kg - 1 Pipeta

Antipulgas e Carrapatos Bravecto par

Antipulgas e Carrapatos Bravecto para Cães de 10 a 20kg - 1 Comprimido

Antipulgas e Carrapatos Bayer Advant

Antipulgas e Carrapatos Bayer Advantage Max3 Embalagem Econômica para Cães - 3 Bisnagas

Antipulgas Bayer Combo Advocate (Lev

Antipulgas Bayer Combo Advocate (Leve 3 pague 2) para Gatos de 4 a 8kg - 0,8ml

Ração Úmida Royal Canin Junior para

Ração Úmida Royal Canin Junior para Cães Filhotes de Raças Pequenas - 195g

Ração Total Equilíbrio Veterinary Re

Ração Total Equilíbrio Veterinary Renal para Gatos

Ração Royal Canin Skin Care Junior S

Ração Royal Canin Skin Care Junior Small 2kg

Ração Purina Pro Plan Veterinary Die

Ração Purina Pro Plan Veterinary Diets UR Urinary para Gatos - 1,5kg

Ração Hills WD Prescription Diet Can

Ração Hills WD Prescription Diet Canine Low Fat Diabetic - Gastrointestinal Health – 3,8Kg - 3,8kg

3105614

Ração Royal Canin Mini Adult para Cães Adultos de Raças Pequenas - 7,5kg

bravecto transdermal caes 4-10kg

Bravecto Transdermal Cães 4 - 10 kg

RaçãoRoyalCanin_para_Cães_Pug_Júnior_1

Ração Royal Canin para Cães Pug Júnior

31023981

Ração Royal Canin Pug para Cães Adultos

3105614

Ração Royal Canin Mini Adult para Cães Adultos de Raças Pequenas - 7,5kg

bravecto transdermal caes 4-10kg

Bravecto Transdermal Cães 4 - 10 kg

RaçãoRoyalCanin_para_Cães_Pug_Júnior_1

Ração Royal Canin para Cães Pug Júnior

31023981

Ração Royal Canin Pug para Cães Adultos

Antipulgas Elanco Comfortis 160mg pa

Antipulgas Elanco Comfortis 160mg para Cães de 27 a 54kg - 1 Comprimido

Antipulgas e Carrapatos Zoetis Revol

Antipulgas e Carrapatos Zoetis Revolution 12% para Cães de 20,1 a 40kg

Antipulgas e Carrapatos Ceva Vectra

Antipulgas e Carrapatos Ceva Vectra 3D para Cães de 40 a 67kg - 1 Pipeta

Antipulgas e Carrapatos Ceva Vectra

Antipulgas e Carrapatos Ceva Vectra 3D para Cães de 25 a 40kg - 1 Pipeta

Antipulgas e Carrapatos Ceva Vectra

Antipulgas e Carrapatos Ceva Vectra 3D para Cães de 10 a 25kg - 1 Pipeta

Antipulgas e Carrapatos Ceva Vectra

Antipulgas e Carrapatos Ceva Vectra 3D Leve 3 Pague 2 para Cães de 25 a 40kg - 3 Pipetas

Antipulgas e Carrapatos Ceva Vectra

Antipulgas e Carrapatos Ceva Vectra 3D Leve 3 Pague 2 para Cães de 10 a 25kg - 3 Pipetas

Antipulgas e Carrapatos Ceva Fiprole

Antipulgas e Carrapatos Ceva Fiprolex Drop Spot para Cães de 21 a 40kg - 1 Pipeta

Antipulgas e Carrapatos Bravecto Tra

Antipulgas e Carrapatos Bravecto Transdermal para Cães de 40 a 56kg - 1 Pipeta

Antipulgas e Carrapatos Bravecto par

Antipulgas e Carrapatos Bravecto para Cães de 20 a 40kg - 1 Comprimido

Ração Total Equilíbrio Veterinary In

Ração Total Equilíbrio Veterinary Intestinal para Cães Adultos

Ração Royal Canin Veterinary Diet Ga

Ração Royal Canin Veterinary Diet Gastro Intestinal Low Fat para Cães Adultos - 10Kg - 10kg

Ração Premier Pet Nutrição Clínica C

Ração Premier Pet Nutrição Clínica Cardio para Cães

Ração Farmina Vet Life Hypoallergeni

Ração Farmina Vet Life Hypoallergenic para Cães Adultos

Ração Farmina Vet Life Gastro Intest

Ração Farmina Vet Life Gastro Intestinal para Cães Adultos

Ração Hills Canine Multicare Prescriptio

Ração Hills Canine Multicare Prescription Diet C/D para Cães Adultos

3105614

Ração Royal Canin Mini Adult para Cães Adultos de Raças Pequenas - 7,5kg

bravecto transdermal caes 4-10kg

Bravecto Transdermal Cães 4 - 10 kg

RaçãoRoyalCanin_para_Cães_Pug_Júnior_1

Ração Royal Canin para Cães Pug Júnior

31023981

Ração Royal Canin Pug para Cães Adultos

1/3

2019 @ Todos os direitos reservados à integrando.se. Proibida a reprodução sem autorização.

Agroverde Sr Com Rações e Prod Vet Ltda. CNPJ: 71.834.089/0001-30 I.E: 653.033.549.117

Av Antonio Dias Bastos nº476 Centro - São Roque/SP Cep: 18130-350

Telefone: 0800 015 1304

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon