Tudo sobre Siamês

Siamês é uma das raças de gato mais populares do mundo, seus olhos azuis enormes e o pelo que começa claro e termina em degrade com o escuro chamam muita atenção de quem vê um gato siamês em foto, ou que tem a oportunidade de chegar perto de um. Mas o que poucas pessoas sabem é que essa é uma das raças de gatos mais imprevisíveis que existem, e também uma das mais versáteis para se ter como companhia.

Estudiosos dizem que o gato Siamês é original da Tailândia, conhecido no Sudoeste Asiático como o gato feito para acompanhar reis, por ter postura e ser elegante. Mas com o passar dos anos, os siameses acabaram indo parar na Inglaterra, e de lá foram transportados para os outros países e continentes, e caíram nas graças do mundo inteiro, se tornando uma das raças de gatos mais famosas do mundo, juntamente com os Persas.


O gato Siamês chama a atenção pela aparência, principalmente pelo olhar, mas também por seu temperamento que nem sempre dá para definir como é de verdade. Se você tem interesse em adquirir um gatinho dessa raça, conheça todas as suas características e veja se essa raça é realmente perfeita para você.


Amor à primeira vista: a linda aparência do siamês

Quem nunca ouviu falar que o Siamês nasce branco e escurece com o tempo? Isso é a mais pura verdade. Geralmente os gatinhos siameses nascem com a pelagem do corpo bem clarinha, em um tom quase areia, e vão criando áreas mais escuras conforme vão trocando de pelo durante a vida.

Suas extremidades mais escuras – que é uma característica muito marcante da raça – também podem variar conforme o gato vai ficando mais velho. Os tons mais escuros na máscara, patas, orelhas e rabo podem ir de um acinzentado mais escuro, até um tom de chocolate quase preto. Essas características vão depender da genética de cada gato, pois ele pode ter somente o fim das patas escuras, ou as patas inteiras marrons.

A cabeça do Siamês é triangular, e sua máscara escura ressalta seus grandes e famosos olhos azuis, que podem ser clarinhos ou de um tom turquesa muito bonito. É considerado um gato de porte médio, com o corpo longilíneo, e suas patas são longas e finas. A cauda é igualmente longa e pontuda, acompanhando o formato do corpo, e costuma ser inteira escura.

É muito comum a confusão com o Gato Sagrado da Birmânia, que muitas vezes é chamado de “Siamês de pelo longo”, mas são apenas confusões, pois o Siamês tem o comprimento do pelo de curto a médio, e nunca chega a ter pelo longo, principalmente no rabo.


O peso ideal de um gato Siamês adulto é entre 3kg e 6kg, com a altura média de 20cm. Eles atingem a pelagem definitiva entre os 5 e 8 meses de idade, podendo criar pelos brancos entre os escuros conforme vão ficando idosos. O gatinho Siamês pode viver de 15 a 20 anos com saúde e agilidade, tudo vai depender da sua qualidade de vida.


Temperamento imprevisível

Algumas raças de gato tem tendência a serem mais agitados, e outras mais calmas. Entretanto, a raça Siamês é geralmente imprevisível no seu temperamento. São gatos conhecidos por serem muito amáveis e fieis, mas seu comportamento não é sempre o mesmo. Alguns gatos parecem muito ativos e de repente estão quietos, o que pode assustar alguns donos. A questão é que a raça é muito independente e tem seu próprio ritmo.

A socialização é muito importante para qualquer gato, e o Siamês, por mais dócil que seja, não escapa disso. Eles podem ficar ariscos a desconhecidos e com ciúme do dono se não forem acostumados desde cedo a lidar com humanos e outros animais. É importante deixar seu gato explorar os pés e o colo dos amigos ou parentes que visitam a casa, o fazendo sentir cheiros diferentes e se acostumar com essa sensação.


Uma característica bem marcante da raça é ser vocal, o siamês se comunica muito através dos sons. Se ele está descontente, mia, se ele está feliz, mia, se ele está com fome, também mia. É uma ótima raça para quem gosta de conversar com o gato e ser respondido. Eles também são muito curiosos e inteligentes, o que os faz aprender truques e o lugar das coisas rapidamente.

É uma raça muito apegada à família, e também é ótimo com crianças e outros animais, por ser muito carinhoso e paciente. Filhotes de gato siamês acompanham o ritmo de uma criança que gosta de brincar e correr, por exemplo, mas também sabem ser calmos quando precisa.

A castração é indicada para quem não pretende gerar ninhadas por evitar o temperamento forte das fêmeas no cio, que é muito comum em siameses. Elas atingem a puberdade antes do que as outras raças, o que pode pegar o dono desprevenido por uma mudança de comportamento muito rápida e sem motivos.

Castrar o bichano, principalmente o macho, também evita que o gato explore demais os ambientes e acabe caindo de algum lugar alto – caso o dono more em apartamento, por exemplo – por conta de sua personalidade curiosa.

Brinquedos para distrair o gato enquanto o dono não está em casa ou está ocupado são ótimos para controlar suas explosões de felicidade e adrenalina. Arranhadores e bolinhas com ração são ideais para distrair o gato quanto é necessário. Também é bom ter uma árvore de gatos em casa, para o gatinho poder explorar a altura e o chão o quanto quiser, sem ficar limitado a um único plano que o deixe entediado e acabe causando mordidas em sapatos e sofás arranhados.


Todo cuidado é necessário com seu gato Siamês

Apesar de ser um gato muito popular, o Siamês é também bastante frágil. O pelo cai muito, e gatos que perdem muito pelo precisam de escovação diária, pois se lambem e isso forma bolas de pelo com mais facilidade no estômago. Eles necessitam de ajuda na higiene bucal e auditiva, para evitar a proliferação de bactérias que podem causar mau cheiro.

Também pode haver excesso de secreção ocular e nasal, o que prejudica o bem estar do animal, causando extremo desconforto. É importante manter seus olhos e focinho sempre limpos, sem deixar qualquer resíduo secar no pelo, porque ele só acumularia e acabaria fechando as vias nasais ou prejudicando a visão do bichinho. Alguns donos de repente veem que seu gatinho está com os olhos colados e ficam desesperados, mas isso é só o acúmulo dessa secreção, que pode ser facilmente evitada passando um pano de algodão úmido com água pelo local todos os dias para limpar.

O cuidado com a alimentação do gato Siamês é um ponto extremamente importante para criá-lo, porque ele tem facilidade em desenvolver problemas renais e na bexiga, como pedras. A ração de qualidade, combinada com boa hidratação, evita que o gatinho sofra com esses problemas. Por isso, é importante a visita periódica ao veterinário, só para exames de rotina e para uma boa orientação do profissional quanto aos cuidados com água e a ração certa para a idade e peso do gato.

Um problema que também envolve a alimentação é a tendência de alguns siameses de desenvolverem variações muito grandes de peso, como magreza excessiva ou até obesidade. Por não ter patas robustas e fortes, é importante que o gato não tenha sobrepeso, pois pode desenvolver fraqueza nos membros e acabar com mobilidade reduzida, o que o engordaria mais ainda.


Também é comum encontrar gatinhos siameses por aí que sejam estrábicos. Isso não é um problema, é uma característica da raça, alguns gatos conseguem viver perfeitamente bem com seu estrabismo. Porém, uma avaliação médica é crucial para saber todas as limitações que um estrabismo agudo pode oferecer ao gatinho. Alguns gatos muito estrábicos precisam passar por cirurgias de correção ocular e tratamentos específicos para cuidar da visão.

Siameses são gatos elegantes e ativos, todo mundo os ama e sabe como eles são. Se for do seu interesse realmente ter um gato siamês, lembre-se de tratá-lo com muito amor e saber lidar com sua independência ao mesmo tempo em que sabe dar todo o colo que ele necessita. É uma raça de gato muito boa de ter em casa, e também uma excelente companhia, mas que necessita de muito cuidado, consideração, amor e um dono que o compreenda sempre.

21 visualizações
Antipulgas e Carrapatos Merial NexGa

Antipulgas e Carrapatos Merial NexGard para Cães de 2 a 4kg

Antipulgas e Carrapatos Merial Front

Antipulgas e Carrapatos Merial Frontline Plus Leve 3 Pague 2 para Cães

Antipulgas e Carrapatos Ceva Fiprole

Antipulgas e Carrapatos Ceva Fiprolex Drop Spot para Cães de 11 a 20kg - 1 Pipeta

Antipulgas e Carrapatos Bravecto Tra

Antipulgas e Carrapatos Bravecto Transdermal para Gatos de 6,25 a 12,5kg - 1 Pipeta

Antipulgas e Carrapatos Bravecto Tra

Antipulgas e Carrapatos Bravecto Transdermal para Gatos de 2,8 a 6,25kg - 1 Pipeta

Antipulgas e Carrapatos Bravecto Tra

Antipulgas e Carrapatos Bravecto Transdermal para Cães de 10 a 20kg - 1 Pipeta

Antipulgas e Carrapatos Bravecto Tra

Antipulgas e Carrapatos Bravecto Transdermal para Cães de 2 a 4,5kg - 1 Pipeta

Antipulgas e Carrapatos Bravecto par

Antipulgas e Carrapatos Bravecto para Cães de 10 a 20kg - 1 Comprimido

Antipulgas e Carrapatos Bayer Advant

Antipulgas e Carrapatos Bayer Advantage Max3 Embalagem Econômica para Cães - 3 Bisnagas

Antipulgas Bayer Combo Advocate (Lev

Antipulgas Bayer Combo Advocate (Leve 3 pague 2) para Gatos de 4 a 8kg - 0,8ml

Ração Úmida Royal Canin Junior para

Ração Úmida Royal Canin Junior para Cães Filhotes de Raças Pequenas - 195g

Ração Total Equilíbrio Veterinary Re

Ração Total Equilíbrio Veterinary Renal para Gatos

Ração Royal Canin Skin Care Junior S

Ração Royal Canin Skin Care Junior Small 2kg

Ração Purina Pro Plan Veterinary Die

Ração Purina Pro Plan Veterinary Diets UR Urinary para Gatos - 1,5kg

Ração Hills WD Prescription Diet Can

Ração Hills WD Prescription Diet Canine Low Fat Diabetic - Gastrointestinal Health – 3,8Kg - 3,8kg

3105614

Ração Royal Canin Mini Adult para Cães Adultos de Raças Pequenas - 7,5kg

bravecto transdermal caes 4-10kg

Bravecto Transdermal Cães 4 - 10 kg

RaçãoRoyalCanin_para_Cães_Pug_Júnior_1

Ração Royal Canin para Cães Pug Júnior

31023981

Ração Royal Canin Pug para Cães Adultos

3105614

Ração Royal Canin Mini Adult para Cães Adultos de Raças Pequenas - 7,5kg

bravecto transdermal caes 4-10kg

Bravecto Transdermal Cães 4 - 10 kg

RaçãoRoyalCanin_para_Cães_Pug_Júnior_1

Ração Royal Canin para Cães Pug Júnior

31023981

Ração Royal Canin Pug para Cães Adultos

Antipulgas Elanco Comfortis 160mg pa

Antipulgas Elanco Comfortis 160mg para Cães de 27 a 54kg - 1 Comprimido

Antipulgas e Carrapatos Zoetis Revol

Antipulgas e Carrapatos Zoetis Revolution 12% para Cães de 20,1 a 40kg

Antipulgas e Carrapatos Ceva Vectra

Antipulgas e Carrapatos Ceva Vectra 3D para Cães de 40 a 67kg - 1 Pipeta

Antipulgas e Carrapatos Ceva Vectra

Antipulgas e Carrapatos Ceva Vectra 3D para Cães de 25 a 40kg - 1 Pipeta

Antipulgas e Carrapatos Ceva Vectra

Antipulgas e Carrapatos Ceva Vectra 3D para Cães de 10 a 25kg - 1 Pipeta

Antipulgas e Carrapatos Ceva Vectra

Antipulgas e Carrapatos Ceva Vectra 3D Leve 3 Pague 2 para Cães de 25 a 40kg - 3 Pipetas

Antipulgas e Carrapatos Ceva Vectra

Antipulgas e Carrapatos Ceva Vectra 3D Leve 3 Pague 2 para Cães de 10 a 25kg - 3 Pipetas

Antipulgas e Carrapatos Ceva Fiprole

Antipulgas e Carrapatos Ceva Fiprolex Drop Spot para Cães de 21 a 40kg - 1 Pipeta

Antipulgas e Carrapatos Bravecto Tra

Antipulgas e Carrapatos Bravecto Transdermal para Cães de 40 a 56kg - 1 Pipeta

Antipulgas e Carrapatos Bravecto par

Antipulgas e Carrapatos Bravecto para Cães de 20 a 40kg - 1 Comprimido

Ração Total Equilíbrio Veterinary In

Ração Total Equilíbrio Veterinary Intestinal para Cães Adultos

Ração Royal Canin Veterinary Diet Ga

Ração Royal Canin Veterinary Diet Gastro Intestinal Low Fat para Cães Adultos - 10Kg - 10kg

Ração Premier Pet Nutrição Clínica C

Ração Premier Pet Nutrição Clínica Cardio para Cães

Ração Farmina Vet Life Hypoallergeni

Ração Farmina Vet Life Hypoallergenic para Cães Adultos

Ração Farmina Vet Life Gastro Intest

Ração Farmina Vet Life Gastro Intestinal para Cães Adultos

Ração Hills Canine Multicare Prescriptio

Ração Hills Canine Multicare Prescription Diet C/D para Cães Adultos

3105614

Ração Royal Canin Mini Adult para Cães Adultos de Raças Pequenas - 7,5kg

bravecto transdermal caes 4-10kg

Bravecto Transdermal Cães 4 - 10 kg

RaçãoRoyalCanin_para_Cães_Pug_Júnior_1

Ração Royal Canin para Cães Pug Júnior

31023981

Ração Royal Canin Pug para Cães Adultos

1/3

2019 @ Todos os direitos reservados à integrando.se. Proibida a reprodução sem autorização.

Agroverde Sr Com Rações e Prod Vet Ltda. CNPJ: 71.834.089/0001-30 I.E: 653.033.549.117

Av Antonio Dias Bastos nº476 Centro - São Roque/SP Cep: 18130-350

Telefone: 0800 015 1304

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon